O EMBAIXADOR


O mais antigo vinho de mesa Português.

Originário da propriedade onde o mais antigo vinho de mesa português viria a ser produzido, a Cova da Periquita, o Periquita foi dos primeiros vinhos a ser engarrafado.

Foi nessa propriedade, hoje em dia quase engolida pelo desenvolvimento urbano, que José Maria da Fonseca plantou as primeiras uvas da casta Castelão. O vinho produzido na Cova da Periquita desde logo provou ser o melhor da região dando origem a que os outros proprietários pedissem a José Maria da Fonseca varas daquela casta para plantarem nas suas próprias propriedades. Desta forma, o vinho tornou-se conhecido em Azeitão como o vinho da Periquita, passando a ser comercializado pela José Maria da Fonseca como Periquita.

Na perspectiva de José Maria da Fonseca a comercialização de vinhos engarrafados evitava quaisquer adulterações e promovia a imagem de marca dos produtos da sua casa. Da mesma forma, anteviu os benefícios do investimento na imagem, na divulgação e na personalização dos produtos, sem nunca esquecer a qualidade. A concepção e impressão dos rótulos do Periquita foi encomendada a um artista parisiense. As garrafas eram fabricadas em Inglaterra e as rolhas eram selecionadas por um técnico catalão.

A qualidade do Periquita cedo se evidenciou no mercado nacional, tornando-se um dos vinhos mais premiados da José Maria da Fonseca. Com a colheita de 1886 Periquita recebeu a sua primeira medalha de ouro na Exposição de Vinhos de Berlim em 1888.