AO ORGULHO DE SER PORTUGUÊS!

“ Ser português é sê-lo todos os dias. ”



Assumidamente e sem pausas. Hospitalidade é connosco e connosco ganham um amigo para a vida. Temos glóbulos vermelhos, brancos e ainda os da humildade e da honestidade. Temos o que temos e mesmo pouco havemos de o partilhar com toda a gente.

Ser português é ser o que somos, quem somos, sem sequer nos lembrarmos de que somos assim mesmo, gente boa, povo de brandos costumes, orgulhosos quanto baste, ponderados e equilibrados, mas sempre genuínos nas tradições, nos costumes e nesta maneira muito nossa de ser.

Somos desenrascados, somos. Tratamos o improviso por tu, suamos as estopinhas, damos o litro, o decilitro e o centilitro, mas se é para fazer, aparece feito. É algo difícil de explicar, este orgulho enorme nas raízes, neste estilo de vida secular que é propriedade exclusiva dos discípulos da língua de Camões. A melancolia habita o nosso dia, o sonho comanda a nossa vida, o fado é o nosso destino.

Somos poucos, mas há sempre um de nós em cada canto deste mundo redondo. Vivemos uma vida muito própria, uma existência singular que assenta nesta ocidentalidade extrema, sempre paredes meias com o vasto oceano que nos contempla olhos nos olhos.


DAÍ QUE, ERGUIDO O COPO,
BRINDEMOS A UMA SÓ VOZ:

À nossa mesa desde 1850





facebook

josé maria da fonseca